Profissões

CIÊNCIAS ATUARIAIS
Profissional é responsável por fixar preço de seguros e planos de saúde, entre outros.

Gostar de matemática, finanças e ter uma boa formação em conhecimentos estatísticos são características essenciais de um bom atuário. Estar atualizado das mudanças no dia-a-dia da cidade e da população também são importantes na vida desse profissional.

O profissional que trabalha com isso estima tanto o preço que o consumidor paga, quanto o que vai receber no futuro. O atuário também é responsável por calcular o que as empresas arrecadam e quanto devem ter em caixa para arcar com suas obrigações com os clientes e garantir sua auto-sustentabilidade.

“É uma profissão que exige uma responsabilidade muito grande porque o erro de um atuário pode atrapalhar muita gente”, afirma o professor Sérgio Rangel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com um mercado de trabalho promissor, a atuária tem como principais setores de atuação companhias de seguros, fundos de pensão, empresas de capitalização, previdência social, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial e planos de saúde.



Auditoria Atuarial
Fiscalizar a situação financeira de empresas seguradoras e de previdência.

Consultoria de balanços e projetos
Fazer projetos de financiamentos e de emissão de obrigações, determinando os direitos e deveres do financiado e da seguradora, com base nos dados do mercado financeiro. Preparar balanços de empresas seguradoras e de previdência.

Estimativas e análises
Calcular o valor de seguros, fazer a demonstração matemática do funcionamento de planos e definir as cláusulas das apólices.

Planejamento de reservas
Programas as finanças de seguradoras, empresas de medicina de grupo e instituições de previdência.

Fonte: Globo.com