Profissões

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Esse tecnólogo é especialista no trabalho institucional de comunicação.
Com conhecimentos dos aspectos ligados às teorias clássicas da Comunicação Social e de Marketing, ele é habilitado tanto na promoção da comunicação interna das empresas como na consolidação da identidade social destas no mercado. É de sua responsabilidade gerenciar as informações em época de crise, elaborar e promover a comunicação com a imprensa e a mídia em geral, gerenciar o fluxo de informações entre os funcionários, elaborar produtos de comunicação para a promoção da empresa, como jornais internos e externos, gerenciar e produzir conteúdo para websites, planejar eventos, além de elaborar e implementar pesquisas de mercado e de impacto de produtos.
O mercado de trabalho

As oportunidades estão nas principais capitais do país, onde se concentra a maioria das empresas. Os principais empregadores desse tecnólogo são organizações e instituições de pequeno e médio portes, que o contratam para realizar serviços nas áreas de relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação interna. Grandes grupos também requisitam o profissional, que passa a integrar a equipe de comunicação da companhia. Ele também trabalha em parceria com jornalistas e relações-públicas. "Em Curitiba, geralmente os recém-formados conseguem emprego em empresas de comunicação, em especial de publicidade", diz Cleverson Ribas Carneiro, coordenador do curso da UFPR. Com a maior competitividade das empresas, o profissional tem sido chamado para garantir a consolidação da identidade comercial e social no mercado. "Ele também pode atuar na elaboração de textos estratégicos para publicação em websites de empresas", completa Carneiro.

Salário inicial: R$ 1.500,00 (fonte: profa. Gabriela Maruno, da Uniban).

O curso
Para quem gosta de lidar com pessoas e com informação, o curso é perfeito. Baseado fundamentalmente em disciplinas de Comunicação Social e Marketing, como teoria da comunicação, redação, marketing e pesquisa, o curso habilita os tecnólogos em áreas específicas como comunicação organizacional, publicações empresariais e desenvolvimento interpessoal, conteúdo para web, linguagem audiovisual e multimídia. A maioria das escolas conta com laboratórios de produção de texto e de material multimídia.

Duração média: dois anos. Outro nome: Comun. Institucional.


Fonte: Guia do Estudante