Profissões

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Contábeis tem mercado de trabalho diversificado e boa empregabilidade.
Lei exige que toda empresa tenha um contador.
País conta com 5,1 milhões de unidades, e 200 mil profissionais.


Gostar de matemática e ser bom nas ciências exatas não são requisitos obrigatórios para ser um contador, garantem profissionais da área. Ter raciocínio lógico e saber se comunicar bem são características que se encaixam melhor no perfil do profissional de ciências contábeis.

O contador é a pessoa responsável por fazer o registro contábil de uma empresa, acompanhar os dados e indicar qual regime tributário a instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios.

Profissional obrigatório em todas as empresas do país, das micro aos grandes conglomerados, o contador tem um mercado de trabalho que hoje conta com 5,1 milhões de entidades no país. Dessas, 98% são micro e pequenas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As possibilidades de emprego são bem maiores que o tamanho da categoria que possui cerca de 200 mil bacharéis atuando na área, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “É um dos melhores mercados de trabalho. Melhor que administração e economia, que são áreas afins”, afirma a professora Christianne Calado Vieira de Melo, coordenadora do curso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo ela, muitos dos alunos já terminam o curso empregados.

As áreas de atuação são diversificadas e oferecem diversas possibilidades. O estudante pode optar por abrir seu próprio escritório, atuar em empresas ou tentar um concurso público. Veja as opções no infográfico abaixo.



Contabilidade agropecuária
Controlar a rentabilidade de safras, rebanhos e os gastos de empresas rurais.

Contabilidade bancária
Gerenciar as atividades operacionais e contábeis de bancos.

Contabilidade de cooperativas
Administrar os recursos financeiros e materiais de cooperativas.

Contabilidade de custos
Levantar os custos das várias áreas de uma empresa, reduzir ou eliminar despesas desnecessárias e controlar estoques.

Contabilidade pública
Gerenciar as finanças de empresas públicas.

NA UERJ:

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - RIO

Unidade Acadêmica: FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FCE
Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 8º andar - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Titulação: Bacharel
Turno: Manhã ou Noite
Duração Mínima: 8 períodos
Duração Máxima: 14 períodos
Vagas Oferecidas: 120
Relação Candidato/Vaga:



* Vagas reservadas para candidatos comprovadamente carentes que se enquadrem em uma das categorias definidas pelas Leis Estaduais 4151/2003 e 5074/2007.
** Pessoas com deficiência ou pessoas nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas, ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.



Pode haver dados em branco quando o índice não estiver disponível ou não existir para o ano informado.




Fonte: Globo.com / UERJ