Profissões

ENGENHARIA AERONÁUTICA
Projetar e construir foguetes, satélites e seus sistemas.

ENGENHEIRO AERONÁUTICO PROJETA E FAZ A MANUTENÇÃO DAS AERONAVES

Segundo os professores, depois que o engenheiro termina de projetar uma aeronave, ele constrói uma maquete idêntica para que todos os equipamentos sejam rigorosamente testados. A maquete é colocada dentro de um túnel de vento (que funciona como um simulador) e vai medir todas as forças em escala.

Em seguida, a aeronave em tamanho real é testada na pista e depois no ar. “Só depois de tudo testado e conferido é que você vai dar o aval para uma aeronave voar”, disse Girardi. Para o professor, a escolha da carreira deve ser muito bem pensada. “É um trabalho muito difícil, mas não necessariamente estressante. Mas se um carro der defeito, por exemplo, você estaciona e chama um mecânico. Com uma aeronave é diferente. Se houver alguma falha, ela cai.”

Engenharia espacial
Projetar e construir foguetes, satélites e seus sistemas. Analisar as trajetórias e as condições de estabilidade durante o vôo, além de desenhar, analisar e fabricar a estrutura de aeronaves.

Projeto aerodinâmico
Conceber e desenhar os perfis aerodinâmicos da asa, fuselagem e superfícies de controle do veículo aeroespacial, calcular sua distribuição e pressão e projetar os ensaios em que serão analisados os resultados.

Projeto de sistemas
Projetar, especificar, construir, testar e instalar sistemas de motores, trem de pouso, ar condicionado, pressurização, estabilidade, controle e combustível para aeronaves.

Projeto estrutural
Planejar e desenhar a estrutura do veículo aeroespacial e de seus componentes, efetuar a análise de tensões, definir os materiais e os processos de fabricação que serão empregados. Estabelecer e executar os ensaios estáticos e dinâmicos.