Profissões

CIÊNCIAS SOCIAIS
Licenciatura é principal mercado para sociólogos.
Formação e Mercado

Além da licenciatura, o aluno também pode se graduar em bacharelado. Neste caso, para exercer a profissão, é preciso tirar o registro na Delegacia Regional do Trabalho. O Sinsesp estima que haja 40 mil sociólogos no país. Desses, 15 mil estão concentrados em São Paulo.

De acordo com os especialistas, o bacharel tem formação ampla e campo de trabalho bastante diversificado. Uma área que gera empregos, por exemplo, é a de pesquisas de opinião, de mercado e sociais, na qual o profissional planeja o levantamento, elabora questionários, analisa resultados, treina pesquisadores de campo, entre outras funções. A demanda por profissionais, segundo Carvalho, deve aumentar no próximo ano por causa das eleições para prefeitos e vereadores.

“A pesquisa é importante para as cidades contemporâneas porque elas requerem cada vez mais informações para se autogerarem”, explica o professor Tom Dwyer, presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Há também o trabalho na pesquisa científica principalmente em universidades e órgãos governamentais.

Outras áreas de atuação são as de políticas públicas, elaborando medidas que podem ser aplicadas pelos governantes, e o setor de planejamento urbano. Segundo especialistas, há ainda muitos sociólogos que atuam em assessorias de políticos e parlamentares.

Um sociólogo pode trabalhar também em sindicatos, fazendo pesquisas sobre o perfil da categoria, por exemplo; em reforma agrária, com assentamentos e áreas de conflito; na área de meio ambiente, com a elaboração de relatórios e estudos de impacto ambiental, avaliando relatórios e pareceres técnicos e conduzindo pesquisas e análises.

Antropologia
Pesquisar as origens e evolução do homem, tendo como base suas características biológicas e culturais. Desenvolver trabalhos de campo, observando e colhendo dados sobre a vida de um determinado grupo ou população, por exemplo.

Ciência Política
Analisar os costumes políticos de um povo ou comunidade. Estudar sistemas de governo, instituições e partidos políticos.

Ensino
Dar aulas em escolas de nível fundamental, médio e superior. Para lecionar no nível superior, a maioria das faculdades exige pós.

Sociologia
Estudar as relações entre indivíduos de uma comunidade. Procurar explicações para os fenômenos e transformações de grandes segmentos da população. Investigar a interação entre o homem e o meio cultural, seu desenvolvimento dentro de determinado sistema educacional e os efeitos dos meios de comunicação sobre a sociedade.

NA UERJ:

CIÊNCIAS SOCIAIS - RIO

Unidade Acadêmica: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH
Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 9º andar - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Titulação: Bacharel ou Licenciado
Turno: Manhã ou Noite
Duração Mínima: 8 ou 10 períodos
Duração Máxima: 14 ou 18 períodos
Vagas Oferecidas: 100
Relação Candidato/Vaga:



* Vagas reservadas para candidatos comprovadamente carentes que se enquadrem em uma das categorias definidas pelas Leis Estaduais 4151/2003 e 5074/2007.
** Pessoas com deficiência ou pessoas nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas, ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.



Pode haver dados em branco quando o índice não estiver disponível ou não existir para o ano informado


Fonte: Globo.com / UERJ