Profissões

CINEMA E VÍDEO
Cursos de graduação ensinam a trabalhar em diferentes mídias.
Animação
Dar movimento a pessoas e objetos, usando computador, desenho, gravura ou fotografia.
Argumento e roteiro
Elaborar textos resumidos sobre o tema




O calouro do curso de cinema/audiovisual/imagem e som pode se preparar porque nos primeiros semestres terá de assistir a "uma enxurrada de filmes". "O aluno vai ter contato com clássicos, com documentários, com filmes históricos, enfim, eles são obrigados a assistir filmes que seguem várias tendências e, por isso, muitos não têm tempo de assistir aos lançamentos", disse o professor Finco.

No curso de imagem e som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudante terá disciplinas mais básicas e teóricas nos primeiros três semestres do curso. São exercícios de criatividade, com menos ênfase nas matérias técnicas. "Depois dessa introdução, o aluno terá contato com disciplinas específicas como roteiro, direção, montagem, fotografia", disse a professora Alexandra Lima Gonçalves Pinto, coordenadora do curso.

É no terceiro ano da faculdade que o aluno escolhe a sua "especialização", que pode ser em direção e som, foto e montagem, hipermídia e pesquisa, entre outras. "No quarto ano, o aluno não terá mais contato com as matérias básicas e terá que desenvolver e distribuir um curta-metragem, que será feito em equipe"

Crítica e pesquisa
Estudar e analisar obras cinematográficas. Trabalhar em universidades e centros de pesquisa, escrever artigos na imprensa ou fazer comentários em rádio e televisão.

Direção
Fazer a coordenação geral de toda a produção. Escolher a história, contratar e orientar a equipe. Decidir aspectos técnicos como enquadramentos e ângulos de cada tomada.

Direção de arte
Conceber o filme visualmente, definindo ambientes e cores de cada cena. Orientar o trabalho do cenógrafo, do figurinista e do maquiador.

Edição e montagem
Selecionar, organizar e reunir as cenas filmadas, escolhendo as melhores tomadas.

Fotografia
Definir o tipo de luz e a melhor localização dos focos de cada cena.

Produção
Planejar e coordenar atividades de apoio à realização do filme. Elaborar o plano de filmagem, seguindo o cronograma e o orçamento.

Sonorização
Cuidar da gravação, montagem, mixagem e sincronização dos diálogos, sons ambientes, efeitos especiais e trilha sonora.