Profissões

EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientar órgãos públicos e empresas privadas sobre programas de educação física para funcionários.

Profissional de educação física não precisa ter porte de atleta

O Educador Físico Os atletas reforçam o treinamento físico e se dedicam ao máximo para chegar preparados às partidas e conseguir uma medalha. Por trás desse trabalho, estão, em sua maioria, profissionais de educação física, que atuam como técnicos, preparadores físicos, coordenadores de equipes, organizadores de eventos, entre outras funções. Para se tornar um profissional da área, ao contrário dos atletas, os estudantes não precisam ter um bom preparo físico e fôlego de maratonista.
Segundo especialistas, o importante é entender a necessidade do exercício na saúde.
Graduação conta com cursos de licenciatura e bacharelado. Especialistas da área são unânimes em afirmar que o essencial é saber da importância que têm os exercícios na qualidade de vida das pessoas, saber trabalhar em grupo e ter espírito de liderança. “Ter um bom condicionamento físico não significa que a pessoa vai ser um bom profissional. O curso não é aula de academia”, garante o professor Pedro Jorge Moraes Menezes, chefe do departamento de educação física da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A graduação oferece formação em licenciatura e bacharelado. Quem se forma na primeira opção, pode dar aulas em todos os níveis de ensino. “Durante o curso, ele vai aprender a ensinar exercícios físicos ou a prática de atividades esportivas”, diz o professor Rodolfo Benda, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Quem opta pela segunda, tem a chance de trabalhar em academias de ginástica, faz assessoramento técnico esportivo, administração esportiva, avaliação física, entre outras atividades, além de desenvolver pesquisas e dar aulas para o ensino superior. Muitos técnicos e preparadores físicos do Pan são graduados em educação física.

No país, duas universidades – a de São Paulo (USP) e a Estadual de Londrina (UEL)- oferecem cursos voltados especificamente à formação de profissionais para a área de esportes. Outras faculdades possuem graduação de educação física com habilitação em esportes.

Condicionamento Físico
    Dar aula de ginástica coletiva e individual para melhorar as condições musculares e cardiovasculares de crianças, adultos e idosos.

Consultoria e assessoria
    Orientar órgãos públicos e empresas privadas sobre programas de educação física para funcionários. Avaliar programas educativos em centros comunitários, parques, hospitais, clínicas, spas, creches, navios, casas de menores carentes e penitenciárias.

Ensino
    Com licenciatura, dar aulas em escolas de nível fundamental e médio; com mestrado, lecionar em faculdades.

Grupos especiais
    Trabalhar com gestantes, deficientes físicos e mentais, pessoas com doenças cardíacas, problemas de coluna ou musculares.

NA UERJ:

EDUCAÇÃO FÍSICA - RIO

Unidade Acadêmica: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - IEFD
Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 9º andar - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Titulação: Bacharel / Licenciado
Turno: Manhã e Tarde
Duração Mínima: 7 períodos
Duração Máxima: 14 períodos
Vagas Oferecidas: 120
Relação Candidato/Vaga:



* Vagas reservadas para candidatos comprovadamente carentes que se enquadrem em uma das categorias definidas pelas Leis Estaduais 4151/2003 e 5074/2007.
** Pessoas com deficiência ou pessoas nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas, ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.



Pode haver dados em branco quando o índice não estiver disponível ou não existir para o ano informado.


Fonte: Globo.com