Profissões

ENGENHARIA CARTOGRÁFICA
Carreira ainda é pouco conhecida e segundo dados do MEC, o curso é oferecido em apenas seis universidades públicas
A engenharia cartográfica trabalha na elaboração de produtos cartográficos (mapas, cartas, plantas), além de planejar, organizar, analisar e interpretar as imagens e aspectos geográficos de uma região.

Confira o infográfico que explica o mercado de trabalho, a reportagem que mostra a influência da legislação brasileira na oferta de empregos e as dicas de um engenheiro formado há mais de 20 anos.

Segundo o professor João Carlos Chaves, coordenador do curso da Universidade Estadual Paulista (Unesp), esse profissional trabalha basicamente com o levantamento e a interpretação dos dados geográficos de uma área para a elaboração de documentos cartográficos.  Para exercer essas atividades, é preciso obter um registro no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

“Cabe ao engenheiro cartógrafo planejar, organizar, especificar a metodologia, projetar, dirigir e fiscalizar a execução de apoios topográficos, os levantamentos fotogramétricos, as interpretações de imagens para elaboração de cartas e a preparação do material para a impressão com símbolos, legendas, formatos e cores”, explicou o professor.

Guia de ruas

É o engenheiro cartógrafo, por exemplo, que ajuda na elaboração de mapas que serão publicados em forma de guia de ruas (como os guias que os motoristas carregam no carro).  “Esses guias de ruas são fundamentais para que a pessoa se localize. O mapa tem que ser elaborado de forma que o usuário entenda e identifique a sua posição no local e como terá que ser feito o seu deslocamento. O levantamento da área precisa ser feito por um engenheiro cartógrafo. A elaboração do guia pode ser feita por outros profissionais”, disse o professor Gilberto Gagg, coordenador do curso de engenharia cartográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

IPTU

É também o engenheiro cartógrafo que faz todo o levantamento dos imóveis de uma cidade para que uma prefeitura possa fazer o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “As prefeituras precisam manter uma atualização cartográfica dos imóveis da cidade para que possa fazer o cálculo do imposto. Esses dados precisam ser atualizados todo ano porque se uma pessoa expandiu um imóvel, por exemplo, o valor do imposto muda. Por isso é tão importante a função do engenheiro cartógrafo”, disse o professor Chaves.

Disciplinas

As principais disciplinas do curso de engenharia cartográfica são desenho, topografia, astronomia, física geral, cálculos, geometria, química, cartografia, fotogrametria, sensoriamento remoto e interpretação de imagens.


NA UERJ

ENGENHARIA CARTOGRÁFICA - RIO

Unidade Acadêmica: FACULDADE DE ENGENHARIA - FEN
Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 5º andar - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Titulação: Engenheiro Cartográfico
Turno: Manhã e Tarde ou Tarde e Noite
Duração Mínima: 10 períodos
Duração Máxima: 18 períodos
Vagas Oferecidas: 40
Relação Candidato/Vaga:
 


* Vagas reservadas para candidatos comprovadamente carentes que se enquadrem em uma das categorias definidas pelas Leis Estaduais 4151/2003 e 5074/2007.
** Pessoas com deficiência ou pessoas nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas, ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.



Pode haver dados em branco quando o índice não estiver disponível ou não existir para o ano informado.


FONTE: globo.com / UERJ