Ensino Médio

Ensino Médio - Base Educacional Forte e Qualificada Acompanhando desde o Sucesso do Vestibular ao ingresso na Universidade.

    Nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se preparam para o desafio do vestibular, consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida e encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

    A escola representa uma resposta organizada para essa fase, auxiliando os alunos na conquista de seus objetivos - desde já delineados - e no desenvolvimento de cada um, como deve ser qualquer projeto educativo moderno. O Centro Educacional Pré-Universitário quer preparar cidadãos para a vida real e possibilitar novas conquistas.

Objetivos do Ensino Médio no Pré-Universitário:

    Os objetivos norteadores para a educação são:

- A formação do cidadão e sua inclusão social;
- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ao formar nossos alunos, esperamos que eles possam:

- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
- Utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionar contra a discriminação social e preconceitos;
- Ter interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
- Perceber como são integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo que dependentes e agentes de transformações.

Como cidadãos, formamos nossos alunos para:

- Que saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
- Comunicar idéias por diferentes linguagens;
- Formular e solucionar problemas;
- Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
- Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como indivíduos, formamos nossos alunos para:

- Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
- Que sejam capazes de resistir a frustrações e, principalmente, analisar a conseqüência dos seus atos;
- Ser otimistas e realizar projetos pessoais.

No âmbito da Orientação Educacional

    Um dos aspectos que diferencia o Ensino Médio do Centro Educacional Pré-Universitário é a compreensão do momento específico vivido pelo adolescente, que não pode ser dissociado dos outros aspectos de sua formação.
    Por isso, é de extrema importância a figura do orientador, cuja função é acompanhar o adolescente em todas as decisões importantes características dessa etapa da vida por exemplo, a escolha profissional e a estruturação de projetos conseqüentes de vida.

No âmbito da Orientação Profissional

Do ponto de vista formativo, um dos projetos mais importantes em desenvolvimento no Ensino Médio é o de Orientação Profissional. Esta etapa escolar corresponde a um período em que os adolescentes passam por profundas transformações. Além de um conjunto de transformações físicas e psicológicas, eles vivem ainda um árduo processo de formulação de projetos de vida - principalmente referentes ao horizonte profissional.

São dois os nossos objetivos na Orientação Profissional:

- Levar alunos do Ensino Médio à escolha equilibrada de uma carreira e esboçar um projeto de vida profissional;
- Diminuir a desistência do curso escolhido, evitando o sentimento de fracasso, desgaste de energia e desperdício de investimento pessoal e público.

Para alcançar essas metas, a metodologia adotada inclui o aprofundamento em questões como o autoconhecimento, a elaboração de projetos, o conhecimento da realidade do mercado profissional, noções sobre antigas e novas carreiras, bem como o contato com profissionais de cada área. O trabalho se desenvolve ao longo de três anos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.