Filosofia e Regras

    A educação do Centro Educacional Pré-Universitário é norteada pela base filosófica da Educação democrática, fundada no princípio de liberdade e no respeito à pessoa humana, assegurando a expansão e a expressão da personalidade e proporcionando, a todos, igualdade de oportunidades.

Quanto à fundamentação filosófica, define a linha metodológica do trabalho educacional centrado no espírito de compreensão e da fraternidade e na promoção do bem estar físico, social e moral da coletividade.

Objetivos


São objetivos dos cursos oferecidos pelo Centro Educacional Pré-Universitário:

- No Ensino Fundamental, 4° ao 9° ano, contribuir para a formação básica do cidadão mediante


1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
2. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
3. A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

- No Ensino Médio, 1ª a 3ª Série


1. A consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
2. A preparação básica para o trabalho, a cidadania do educando, a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos e o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
3. Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico.

Direitos do Aluno


- Ser tratado com respeito e atenção por colegas, professores e funcionários do colégio;
- Não sofrer qualquer forma de discriminação, em decorrência de diferenças físicas, étnicas, religiosas, sexuais, ideológicas, preferências político-partidárias ou quaisquer outras;
- Expor dificuldades encontradas nos trabalhos escolares e solicitar orientação do professor, bem como dos demais membros da equipe pedagógica;
- Solicitar revisão das avaliações escolares por escrito, à Coordenação Pedagógica, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de entrega das provas feita pela Secretaria da Escola para as avaliações. (Exceto para AB4, reforço e final, cujo prazo é de 01 (um) dia).

Observação: as provas respondidas a lápis não serão corrigidas.
- Utilizar-se de instalações e dependências do estabelecimento, na forma e no horário estabelecidos;
- Participar de aulas e demais atividades sociais, culturais e recreativas promovidas pela Escola.
- Tomar conhecimento, no prazo determinado, dos resultados obtidos em provas e trabalhos realizados.

Deveres do Aluno


- Comparecer às aulas devidamente uniformizado, no horário estabelecido, portando a carteirinha de identificação e todo material que se fizer necessário;
- Respeitar e obedecer às autoridades escolares e demais membros do Colégio;
- Desempenhar as atividades escolares, fazendo-se presente na realização dos simulados.
- Entregar, quando lhe for solicitado, todo e qualquer objeto estranho às atividades escolares;
- Cumprir a grade curricular exigida pelo Colégio;
- Zelar pela conservação da Escola (material didático, móveis e ambiente físico);
- Portar-se com moderação e respeito em aulas-passeios, recreios, dependências e proximidades do Colégio;
- Apresentar-se corretamente trajado, de acordo com as normas da escola;
- Indenizar o Colégio por prejuízos causados;
- Entregar aos responsáveis a correspondência enviada pela Escola e devolvê-la assinada, quando solicitada na portaria. O não cumprimento acarretará a entrada do aluno, no dia seguinte, só portando o canhoto ou acompanhado do pai e/ou responsável;
- Zelar pelo nome e pela integridade da Escola;
- Usar de integridade na execução das provas e demais atos escolares.
- Ao faltar à aula, o aluno deverá informar-se, com um colega de sala ou com a direção sobre o conteúdo ministrado.

Ao Aluno Não é Permitido


- Sair da Escola sem autorização da Direção, Coordenação e/ou Orientação;
- Circular pelo Colégio em horário normal de aulas. Haverá advertência e punição aos insistentes e reincidentes do ato, salvo àqueles com autorização prévia do professor;
- Ocupar-se, durante as aulas, com trabalhos estranhos às atividades escolares desenvolvidas;
- Exibir na internet qualquer material que exponha a escola, os colegas ou os professores.
- Portar objetos perigosos ou que não façam parte do material escolar em sala de aula, como maquiagens, jogos eletrônicos, celulares, revistas, similares entre outros.
- Trazer materiais didáticos para a escola em dia de prova;
- Fumar na escola;
- Promover ou participar de brigas na escola e/ ou em suas proximidades;
- Desrespeitar colegas e equipe de trabalho da escola;
- Namorar nas dependências da escola;
- Frequentar bares vestindo o uniforme da escola.
- Portar e utilizar celular na sala de aula.
- Utilizar o elevador da escola, exceto quando portar devida autorização, ou problemas de saúde.
- Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do prédio ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos.
- Promover, sem autorização da diretoria, rifas ou vendas de qualquer espécie.

Regras Internas


- O aluno deverá chegar pontualmente para a 1ª aula. Caso haja alguma eventualidade, ele terá 10 minutos de tolerância ou entrará somente na 2ª aula. Após este horário o aluno retornará para casa, salvo quando comunicado ou acompanhado pelo responsável. Procure chegar sempre no horário correto e participar de todas as aulas. A pontualidade é essencial à formação do aluno e fundamental para o processo de ensino-aprendizagem;
- O horário de início das aulas deverá ser rigorosamente respeitado. No caso de exames laboratoriais ou alistamento militar o aluno deverá entregar a justificativa para a coordenação, que analisará e autorizará, ou não, a entrada do aluno no colégio;
- Lembre-se: Com três atrasos o aluno será advertido por escrito e retornará a casa previamente comunicado ao responsável.

Intervalo


O horário de retorno às aulas deve ser rigorosamente respeitado, não será permitida a entrada depois do início das mesmas. Caso fique fora da aula, o aluno estará sujeito a sanções disciplinares.

Saídas Extraordinárias


Observe bem o horário de início e término de cada aula. O aluno não poderá entrar ou sair no transcurso da mesma. Havendo motivo, será necessária a permissão da direção, de acordo com as normas de boa conduta. A saída antes do término do período das aulas (dispensa), só será permitida mediante autorização dos pais ou responsável junto à Coordenação.

Uniforme - Manhã e Tarde



OBRIGATÓRIO: Calça jeans azul ou bermudão jeans azul (acima do joelho), camisa Pré-Universitário e tênis.
PERMITIDO: Casaco Pré-Universitário
PROIBIDO: Chinelos ou sandálias, óculos escuros, saias, shorts, calças jeans ou bermudas rasgadas, botas, bonés, gorros, calças jeans de outras cores que não sejam azul, casacos que não sejam o da escola.

Uniforme Educação Física


- Camiseta de manga curta - Pré-Universitário;
- Short Feminino e Bermuda Masculino - Pré-Universitário;

Observação: A não utilização do uniforme poderá acarretar impedimento para a entrada no colégio e freqüência às aulas.

Carteirinha Escolar


Você receberá sua carteirinha escolar no início das aulas. Tome bastante cuidado com ela, pois será importante e lhe acompanhará em todos os dias de aulas. Com ela que processaremos sua presença nas aulas. Não é permitido pintá-la nem desenhar ou colar adesivos; caso isso ocorra ou ela seja extraviada, o estudante deverá requerer a segunda via na secretaria da escola, mediante o pagamento de uma taxa adicional.

Freqüência


O aluno deve apresentar sua carteirinha na portaria todos os dias, no momento de seu ingresso na escola.
ATENÇÃO: O aluno poderá ter, no máximo, 25% de faltas durante todo o ano letivo.
A carteirinha escolar é o documento que identifica o aluno em todas as atividades oferecidas pela escola. É obrigatória a apresentação diária na entrada, salvo exceções devidamente justificadas, e sempre que for solicitada por qualquer professor ou funcionário da escola.

Sala de Aula


É o espaço onde você, aluno, desenvolve os trabalhos ao longo do ano. Por isso, é essencial que você a respeite e a conserve bem, mantendo-a sempre íntegra, arrumada e, principalmente, limpa.

Secretaria


A secretaria é responsável pelo serviço de apoio administrativo necessário ao funcionamento do colégio e, especificamente, da execução das atividades relacionadas com escrituração escolar e arquivo de documentos. É também de sua incubência documentação dos alunos, matrícula, transferência, entrega de carteirinha de identificação do aluno na escola e outras informações. A Secretaria funciona de 2ª a 6ª das 7h30 às 18h.
Os prazos para expedição de documentos são
- declaração: 2 dias;
- 2ª via de carteirinha: 10 dias (mínimo de 5 carterinhas);
- transferência: 7 dias;
- 2ª via de transferência: 7 dias.

Observação: As expedições de transferências serão feitas em qualquer época do ano, desde que sejam solicitadas através de requerimento pelo representante legal do aluno. Será cobrado uma taxa para expedição da 2ª via de declarações ou qualquer outro documento.

Da Saída do Local Escolar pelo Aluno


O controle da saída é muito rígido. O aluno não poderá sair da escola no turno de estudo, exceto nos casos de doença ou autorizado pelo pai e/ou responsável, depois que Direção, Secretaria, Coordenação e/ou Orientação Pedagógica da escola tomem conhecimento. Na saída dos alunos também é feito o uso da carteirinha, uma vez que ela apresenta informações importantes sobre o aluno (quem pode buscá-lo, se pode ir embora sozinho, se vai embora de transporte...).

(2) A escola não se responsabiliza por objetos pessoais esquecidos na quadra de esportes, nos dias de Educação Física, no corredor ou em qualquer ambiente da escola.