Resistência do Ar
A última aula de Física da 1ª série do Ensino Médio teve como objetivo provar a existência da resistência do ar nos corpos. Dessa forma, os alunos puderam ver que corpos de massas diferentes, ao serem abandonados de alturas iguais simultaneamente, atingem o solo ao mesmo tempo quando estão livres da resistência do ar. Os alunos realizaram uma série de experimentos para conseguir comprovar que a idéia de Aristóteles de que corpos de massas diferentes caem com velocidades diferentes estava equivocada.

Assim, os alunos conseguiram compreender que esse estudo exige que se despreze a resistência do ar. Cada etapa do experimento realizado tinha como objetivo mostrar que certas afirmações que fazemos devido ao senso comum estão equivocadas.