Proposta Pedagógica

Realizando uma breve reflexão sobre o sistema educacional, a partir da Lei 9394/96, percebe-se a crescente valorização da participação da escola no contexto social e produtivo nacional, com ruptura de paradigmas antigos e a criação de novos, dando ênfase ao ensino por competências e habilidades, trazendo para as instituições de ensino uma autonomia pedagógica e administrativa, permitindo que as mesmas venham construir e organizar seus currículos, otimizando metodologias de ensino e de avaliação, dando ênfase aos saberes, às emoções e ao aluno, como um ser participante ativo do processo, e tendo como eixo norteador um projeto político pedagógico, construído e respeitado pelos agentes que interagem com a instituição.

Em face dessas novas exigências, impostas pelo desenvolvimento tecnológico e social, a escola necessita de currículos construídos a partir das competências requeridas para o convívio em sociedade e para o exercício de uma atividade profissional, que experimente o vínculo entre as produções intelectuais, desenvolvidas na escola, com as oportunidades no mundo produtivo.

2013 - NOVA ESTRUTURA 2016 - AULÃO UERJ 2017 - Dia dos Pais 2014 - PASSEIO PARA MUSEU AEROESPACIAL E FÁBRICA DE CHOCOLATES CHEZ BONBON 2015 - II ESPETÁCULO DA LEITURA 2013 - HOPI HARI/SP 2017- II FEIRA CULTURAL
2016 - DIA DAS CRIANÇAS 2017- II FEIRA CULTURAL 2015 - V GRADUAÇÃO DA CAPOEIRA 2017 - Palestra Meio Ambiente - 4º e 5º ano 2013 - COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA 2013 - DESFILE GAROTO E GAROTA PRÉ-UNIVERSITÁRIO 2013 - FESTA DA PÁSCOA 2013 - IV OLIMPÍADA INTERNA 2014 - PASSEIO PARA MUSEU AEROESPACIAL E FÁBRICA DE CHOCOLATES CHEZ BONBON 2017- II FEIRA CULTURAL 2017 - Dia das Mães

Um vínculo entre o pensar e o realizar, pois a importância do domínio da leitura e da escrita está em ler e compreender o contexto e as entrelinhas impostos pelo mundo contemporâneo, conduzindo o educando a participar dos seus direitos, como membro de uma sociedade, e reconhecer seus deveres, como um agente modificador da realidade em que vive. Partindo dessa consciência da realidade, o Centro Educacional Pré-Universitário estrutura sua filosofia educacional:

– Interdisciplinaridade:


Como eixo integrador do conhecimento, através da articulação dos componentes curriculares, busca conduzir o discente a compreender, prever e transformar a sua realidade;

– Contextualização:


Conduzindo o aluno a uma aprendizagem significativa, estabelecendo um vínculo entre a realidade do educando e o objeto de estudo.

– Política de igualdade:


Como ponto de partida para o reconhecimento dos direitos humanos e da cidadania;

– Ética da identidade:


Procurando superar a dicotomia entre a moral e a matéria, entre o público e o privado, praticando um humanismo contemporâneo, orientando os atos, a vida profissional, social, civil e pessoal.


Os quatro pilares da educação


Inspirando e norteando toda a ação pedagógica, os quatro pilares da educação – aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser – orientam a concepção da educação que é pensada e planejada como um todo.

Nossa proposta valoriza o acompanhamento passo a passo da vida escolar do aluno, a comunicação e interação entre a escola e a família. A auto-avaliação do aluno integra o sistema de avaliação que vai além da produção escrita, incluindo as atitudes e a participação, possibilitando ao aluno desenvolver um olhar crítico sobre o que faz e aprende e oferecendo ferramentas para a superação de seus desafios de aprendizado.