Proposta Pedagógica

Realizando uma breve reflexão sobre o sistema educacional, a partir da Lei 9394/96, percebe-se a crescente valorização da participação da escola no contexto social e produtivo nacional, com ruptura de paradigmas antigos e a criação de novos, dando ênfase ao ensino por competências e habilidades, trazendo para as instituições de ensino uma autonomia pedagógica e administrativa, permitindo que as mesmas venham construir e organizar seus currículos, otimizando metodologias de ensino e de avaliação, dando ênfase aos saberes, às emoções e ao aluno, como um ser participante ativo do processo, e tendo como eixo norteador um projeto político pedagógico, construído e respeitado pelos agentes que interagem com a instituição.

Em face dessas novas exigências, impostas pelo desenvolvimento tecnológico e social, a escola necessita de currículos construídos a partir das competências requeridas para o convívio em sociedade e para o exercício de uma atividade profissional, que experimente o vínculo entre as produções intelectuais, desenvolvidas na escola, com as oportunidades no mundo produtivo.

2013 - FESTA DA PÁSCOA 2014 - RANCHO SAFARI (1º AO 4º ANO) 2015 - ARRAIÁ DO PRÉ 2007 - PASSEIO A BÚZIOS 2015 - ARRAIÁ DO PRÉ 2016 - DIA DO MEIO AMBIENTE 2016 - VOLTA NO QUARTEIRÃO COM O 2º ANO
2010 - TEATRO - JUNHO - 6 AO 9 ANO 2017 - 1º Ano - Cantinho da Leitura 2016 - OICEPU | OLIMPÍADA INTERNA DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO 2017 - Dia Internacional Da Mulher - Shows Do Instituto Musitech 2015 - AULÃO PRÉ-UERJ NO CINEMA 2015 - BIOLOGIA | TESTE DE PATERNIDADE 2017 - Culinária Do 1º Ano: Bolo Colorido 2017 - Dia das Mães 2014 - ARRAIÁ DO PRÉ 2016 - ARRAIÁ DO PRÉ 2014 - ARRAIÁ DO PRÉ

Um vínculo entre o pensar e o realizar, pois a importância do domínio da leitura e da escrita está em ler e compreender o contexto e as entrelinhas impostos pelo mundo contemporâneo, conduzindo o educando a participar dos seus direitos, como membro de uma sociedade, e reconhecer seus deveres, como um agente modificador da realidade em que vive. Partindo dessa consciência da realidade, o Centro Educacional Pré-Universitário estrutura sua filosofia educacional:

– Interdisciplinaridade:


Como eixo integrador do conhecimento, através da articulação dos componentes curriculares, busca conduzir o discente a compreender, prever e transformar a sua realidade;

– Contextualização:


Conduzindo o aluno a uma aprendizagem significativa, estabelecendo um vínculo entre a realidade do educando e o objeto de estudo.

– Política de igualdade:


Como ponto de partida para o reconhecimento dos direitos humanos e da cidadania;

– Ética da identidade:


Procurando superar a dicotomia entre a moral e a matéria, entre o público e o privado, praticando um humanismo contemporâneo, orientando os atos, a vida profissional, social, civil e pessoal.


Os quatro pilares da educação


Inspirando e norteando toda a ação pedagógica, os quatro pilares da educação – aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser – orientam a concepção da educação que é pensada e planejada como um todo.

Nossa proposta valoriza o acompanhamento passo a passo da vida escolar do aluno, a comunicação e interação entre a escola e a família. A auto-avaliação do aluno integra o sistema de avaliação que vai além da produção escrita, incluindo as atitudes e a participação, possibilitando ao aluno desenvolver um olhar crítico sobre o que faz e aprende e oferecendo ferramentas para a superação de seus desafios de aprendizado.