Aula de História do 5º Ano - Nômades, Sedentários e os Rios

As últimas aulas de História do 5º ano têm abordado os modos de vida nômade e sedentário.
O sedentarismo começou quando o homem percebeu que vivendo à beira de rios, ele teria muito mais recursos para a agricultura e, consequentemente, alimentos sem escassez. Isso fez com que a população começasse a aumentar e as primeiras vilas e aldeias surgissem por ali.
Mas, muitos e muitos anos depois, toda essa expansão na beira dos rios também trouxe consequências não muito agradáveis, como a poluição. Muitos são os rios brasileiros assolados por esse problema.
E não precisamos ir muito longe para ter um exemplo: o Rio Mataruna, que corta a nossa cidade e passa em frente à nossa escola. Todos os dias nós podemos observar, além da cor da água, diversos indícios de vida humana em volta dele: antena, bola, sapato, embalagens, guarda-chuva e mais inúmeros objetos boiando em suas águas.
Para alertar os outros alunos, a turma do 5º ano montou cartazes com fotos de diferentes pontos do Rio Mataruna – tiradas por eles mesmos – que mostram como nós não cuidamos o suficiente desse recurso e as consequências disso.
E aí? Vamos cuidar mais dos nossos rios?

Para ver mais fotos, acesse o nosso álbum.