PISM - Programa de Ingresso Seletivo Misto - 2021

O Programa de Ingresso Seletivo Misto ou PISM, é uma das formas de ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Metade das vagas da referida universidade são destinadas a alunos que optam por tal sistema de ingresso.O PISM difere do Vestibular, pois é realizado de forma modulada, ao longo dos anos do Ensino Médio. Ao fim da 1ª série do Ensino Médio, o aluno realiza uma prova com o conteúdo programático previsto para tal série no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Ao fim da 2ª série, realiza uma outra prova, com o conteúdo apenas da referida série. Ao final, no fim da 3ª série, o aluno realiza a última prova, que conta, também, com o conteúdo referente apenas a esta série. Depois dessas etapas as notas de todas as séries, com os devidos pesos diferenciados, são somadas e compõem a nota final. Os mais bem classificados garantem, então, sua vaga na Universidade.